Livros Que Falam Por Si

Comunicar com Humor - Insensatez ou Profissionalismo?


A partir do mote "Insensatez ou Profissionalismo?", são abordadas estratégias, técnicas e sugestões de atividades que podemos aplicar em apresentações, sessões de formação, salas de aula ou no local de trabalho, fazendo humor sem exageros, sem cair no ridículo e, acima de tudo, de forma eficaz.

Os eventos cómicos do nosso dia a dia ajudam-nos a diluir tensões, a lidar com o stress, a ultrapassar os problemas e facilitam as nossas interações sociais. Contudo, o humor está muito pouco presente nas salas de aula, no local de trabalho e no "mundo dos adultos", em geral.

A partir do mote "Insensatez ou Profissionalismo?", são abordadas estratégias, técnicas e sugestões de atividades que podemos aplicar em apresentações, sessões de formação, salas de aula ou no local de trabalho, fazendo humor sem exageros, sem cair no ridículo e, acima de tudo, de forma eficaz.

Com uma abordagem teórico-prática, através de uma linguagem simples mas precisa, os conteúdos aqui apresentados são devidamente suportados pelo conhecimento científico recente e complementados com testemunhos de personalidades de referência.

Uma obra destinada a professores, estudantes, formadores, gestores, comerciais, comunicadores e a todos os que pretendam utilizar o humor como estratégia eficaz de comunicação, na medida em que o humor e a boa disposição, além de agradáveis, têm uma enorme influência na aprendizagem, na criatividade e na inovação.

Destaca-se nesta obra:
  • Prefácio de Nilton.
  • Apresentação de resultados de um inquérito respondido por 657 formadores inscritos na base de dados do IEFP, que analisa a incorporação do humor nas práticas formativas e pedagógicas.
  • Entrevistas com Carlos Coelho (referência nacional na gestão de marcas); Cristina Baptista (mentora da Associação Sorrir e da Smile Dance); Jorge Sequeira (CEO da Team Building); Mark Mekelburg(cofundador da Operação Nariz Vermelho); Nancy Duarte (especialista em estruturação e design de apresentações, e diretora da Duarte Design); Pedro Tochas (comediante); e Pedro Vieira (CEO da LIFE Training).
  • Capítulo sobre a biologia do humor.
  • Análise da utilização do humor em 35 conferências TED, suportada por um questionário validado cientificamente.
Capítulos
1 Rir nem sempre foi o melhor remédio
2 Atenção! A boa disposição ajuda a (con)viver
3 A rir também se aprende
4 Sorria! Está a gerar resultados
5 (Boas) práticas: O humor nas TED talks
6 (Boas) práticas: O humor na formação
7 Humor? Faça você mesmo!

Como Fazer Apresentações em 10 Etapas

Se quer atingir a excelência efetuando uma apresentação de qualidade, que perdure na mente de quem o ouve e se traduza numa avaliação mais positiva de si e do seu trabalho, este livro oferece-lhe as orientações necessárias.
Preparar e realizar apresentações é uma atividade recorrente na vida académica e profissional. Ao longo do percurso académico, os alunos são incentivados a apresentar trabalhos, individuais ou de grupo, comunicações, bem como a participar em seminários e conferências, conforme o ciclo de estudos em que se encontrem. Estes momentos são excelentes formas de praticar a transmissão de ideias para audiências e vão prepará-lo para grandes momentos, como a defesa da dissertação de mestrado e da tese de doutoramento e, mais tarde, dos seus projetos profissionais.
Um guia prático passo a passo, em que os capítulos refletem a sequência lógica de uma apresentação:

  • Passo 1: Saiba o que vai fazer, como e onde 
  • Passo 2: Gere ideias e organize(-se) 
  • Passo 3: Defina objetivos 
  • Passo 4: Escolha um título sugestivo 
  • Passo 5: Planeie a apresentação 
  • Passo 6: Prepare suportes de categoria 
  • Passo 7: Prepare-se 
  • Passo 8: Treine 
  • Passo 9: Comunique de forma clara e apelativa 
  • Passo 10: Celebre e avalie
Este livro procura ajudar qualquer estudante ou profissional a melhorar as suas apresentações. Apresenta ainda tutoriais em Prezi, PowerPoint, Powtoon e FreeMind, devidamente ilustrados; um anexo que o ajuda a criar umposter científicochecklists no fim de cada capítulo para revisão da informação e várias sugestões que o ajudarão a tornar as suas apresentações eficazes, claras e apelativas.
Consulte o Índice e outras informações no sítio da Pactor

Apresentações Que Falam Por Si

Missão: Tornar cada apresentação numa experiência única para o ora-dor e para os participantes.
Orientação: O comunicador, enquanto maestro da orquestra, alquimista de momentos únicos, deve ter em conta o turbilhão de emoções que pode e se podem gerar para garantir uma experiência de aprendizagem única aos seus participantes.
Destinatários: Este livro destina-se a qualquer pessoa que tenha que fazer intervenções em público e que tenha um genuíno interesse em desenvolver as suas competências enquanto orador. Entre uma lista infindável de atividades e profissões que lucrarão com a leitura destas páginas encontram-se alunos ou professores de qualquer grau de ensino, formadores, comerciais, engenheiros, sociólogos, gestores, economistas, comerciais, arquitetos, designers, advogados, médicos, investigadores, consultores, psicólogos, publicitários, marketeers e enfermeiros.
Abordagem: Sustentado em evidências científicas (artigos científicos recentes), em autores de referência (Damásio, Le Doux, Goleman, Gardner, Daniel Pink, entre muitos outros) e em comunicadores de excelência (Steve Jobs, Garr Reynolds, Seth Godin, Guy Kawasaki, por exemplo) este livro cresce sob o olhar pragmático de quem trabalha há mais de 15 anos nesta área e que tem um percurso académico pluridisciplinar. Trata-se de uma abordagem pouco tradicional, escrita numa linguagem simples mas precisa, onde o leitor encontrará inúmeros exemplos e sugestões que poderá colocar em prática já na próxima apresentação, comprovando os seus evidentes benefícios.
Excerto do prefácio: "Apresentações que Falam por Si focaliza-se precisamente na qualidade da comunicação e nas condições, procedimentos e meios que podem torná-la excelente. Certamente, a excelência requer um pouco mais do que técnica e tecnologia. Mas, a partir da publicação deste livro, deixa de haver “razões” para apresen-tações tecnicamente medíocres, enfadonhas e ineficazes." António Caetano, Professor Catedrático do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Algumas palavras: "Livro único porque é muito mais do que o ensino das técnicas de utilização de PowerPoint com slides bem concebidos e tecnicamente adequados ao espaço, tempo e modo.... único porque partilha uma imensidão de evidências científicas que nesta área têm sido recolhidas e que nos fazem verdadeira-mente meditar e... mudar a forma de pensar. 

É, portanto, mais do que tudo isto, porque é isto tudo. Obrigatório!" Vítor Pereira, Gestor de Recursos Humanos e Professor no Instituto Superior de Gestão
Onde comprar: Numa livraria perto de si, Lidel, Wook

1 comentário:

  1. Excelente livro! Vem colmatar uma lacuna no mercado pois trata de tudo o que os livros de Power Point não tratam. Vou recomendá-lo a todos os meus Consultores, Formadores, Gestores de Projectos, Equipa Comercial e outros Colaboradores que façam Apresentações a Clientes e/ou que falem em Público.

    ResponderEliminar