sexta-feira, 15 de abril de 2016

O que vestir na próxima apresentação?


Quantas vezes pensou nesta questão? Provavelmente, de cada vez que teve que fazer uma apresentação? Comigo passa-se o mesmo.
Qual será a melhor indumentária para aquela apresentação?


Com esta pergunta em mente, decidi tornar explícitas as minhas dúvidas e apresentei-me de robe, no Workshop intitulado Técnicas de Apresentação. Sim, de robe. A surpresa entre os participantes foi grande. Muito grande, mas cedo perceberam a intenção.
Fiz-me acompanhar de três possíveis trajes e coloquei-os à votação. Na verdade, nenhuma opção foi unânime. Para se chegar a um consenso (sim, porque não queria continuar de robe a dinamizar o Workshop), foi preciso negociar. Feita a escolha, ergue-se uma mão a pedir a palavra. O que seria? Alguém que não estava de acordo… porque aquele eu tinha usado aquele casaco, cerca de seis meses antes, numa outra ação de formação!
Confesso que já nem eu me recordava e informo que o casaco era bem “normal”. Como seria possível que alguém se lembrasse da roupa que o formador usou numa sessão seis meses antes? Este facto, deixou a audiência pensativa, perplexa, até. Quase tanto como quando me viram chegar de robe!
No livro Apresentações Que Falam Por Si (pág. 74), refiro que “um aspeto essencial é que o comunicador se sinta bem com o vestuário que utiliza, que expresse a sua individualidade, adaptando-se o melhor possível ao contexto”. E recordo a história de uma vez que fui convidado para fazer uma apresentação num seminário. Terei sido descuidado ou, na altura, ainda pouco sensível a estas questões, e apresentei-me de fato e gravata quando todos os participantes, organização incluída, estava de fato de treino.
Senti-me deslocado, desenquadrado. Naturalmente que não iria de fato de treino, mas a gravata, pelo menos, tinha sido dispensável.
Alguns pontos de reflexão:mas sugestões:
1.      Perceba o contexto. Procure saber:
·        Onde decorre a apresentação?
·        Em que momento do dia?
·        O que acontecerá depois da apresentação? Jantar de gala? Outdoor?
·        Quem estará na audiência e que expectativas terão?
·        Qual é o “dress code”?
·        Que imagem quer passar?
2.      Adapte-se ao contexto, procurando sentir-se o mais confortável possível;
3.      Se usar adereços, escolha-os com cuidado. Não deixe que a gravata, os brincos ou o lenço se tornem o ponto mais comentado;
4.      Atenção ao calçado. Um soalho de madeira e sapatos de tacão podem ser a combinação perfeita para distrair a audiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário