quinta-feira, 21 de abril de 2016

E quando a tecnologia não "colabora"?

Quando se utiliza tecnologia (ou um simples equipamento), pode acontecer que tudo funcione sem qualquer problema, que é o que se espera, que algo não funcione (acione o plano b) ou que nada funcione (ative o plano c!).

O principal é mesmo não desesperar em frente à audiência...


... e, se possível, manter o estilo!


Foi isto que tentei fazer numa apresentação recente, em que algo não funcionou bem.

O que sucedeu?

1. Já tinha utilizado várias vezes esta tecnologia (sistema online de votação), em diferentes contextos, com um número reduzido de participantes e com um significativo número de participantes.
2. Tinha testado na véspera e tudo funcionou normalmente.
3. Testei na manhã do dia do evento e... tudo 100%.
4. Testei antes da minha apresentação e... super!
5. Comecei a apresentação... pedi aos participantes para votarem e o número de votos começou a surgir no ecrã.
6. Quando terminou a votação e tentei avançar para o diapositivo seguinte... o computador bloqueou.
7. Mantenho a calma.
8. Brinco com o facto de até as apresentações feitas pela Microsoft terem problemas.
9. Não desisto.
10. Enquanto reinicio o PowerPoint e a apresentação, recordo um epsiódio que me aconteceu:

  • Ia ministrar uma formação sobre técnicas de apresentação. Tudo a postos. Pelo sim, pelo não, levo o portátil da minha mulher e coloco toda a apresentação num disco rígido. Peço, ainda, que a entidade organizadora tenha um portátil disponível.
  • Chego cedo, como habitualmente. O meu computador que tinha funcionado bem na véspera nem sequer inicia. Parece morto!
  • Aliviado, e até algo orgulhoso, por ter um outro computador disponível, ligo o portátil da minha mulher. Surpresa... não liga! 2ª morte do dia? Nem quero acreditar.
  • Só me faltava que o portátil da entidade organizadora não funcionasse. Mas funcionou! Também seria azar a mais...
  • A formação inicia-se a horas e decorre sem qualquer problema.
  • Chego a casa e tento ligar o meu portátil. Ligou! Renasceu?
  • Experimento o da minha mulher e... funciona!
  • E esta?
11. Tudo a postos! Nova tentativa e... voltou a não funcionar.
12. Avanço para o plano B... procurando manter o "estilo"!

Lamento não ter corrido melhor? Claro que sim. Mas o que poderia fazer mais?

Na verdade, estamos cada vez mais dependentes de computadores, internet, videoprojetores, energia, etc., o que aumenta a probabilidade de algo correr mal. Importa, por isso:
- Acionar o plano B
- Ativar o plano C, caso falhe o B
- manter o estilo!

1 comentário:

  1. Caro João Pina! Eu estive lá. A apresentação foi fantástica e esse episódio foi ultrapassado com "muito estilo", tendo-se tornado um momento marcante (pela positiva). Abraço. Hugo Sarmento

    ResponderEliminar