sábado, 17 de março de 2012

Apresentações Que Falam Por Si na Pedro Alexandrino e na UBI

Continua a Divulgação Solidária de Apresentações Que Falam Por Si. 2ª feira, na Escola Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, e 4ª feira, na Universidade da Beira Interior - UBI. Veja o Folheto de divulgação http://pt.scribd.com/doc/85396634/Cartaz-Push-Verso

Como Alinhar os Títulos dos Diapositivos

Grande parte dos utilizadores de ferramentas de elaboração de apresentações eletrónicas pensa que o melhor alinhamento para os títulos dos diapositivos é ao centro. Não é de estranhar esta opção pois no PowerPoint, por exemplo, o alinhamento proposto dos diapositivos é ao centro.

Numa formação onde utilizei o sistema de votação eletrónica, perante a pergunta “Qual é o melhor alinhamento para os títulos dos diapositivos”, as respostas foram muito diversificadas. As opções “Centrado” e “Justificado” foram as mais votadas. 
Por falar em votação, a pergunta efetuada no Facebook também revelou a preferência pelo alinhamento ao centro. A opção “Centrado” recolheu 7 votos enquanto as opções “Depende do assunto em questão e da criatividade do apresentador!” (acrescentada pelos participantes) e “À esquerda” ficaram-se pelos 4 votos cada. 
As preferências parecem indicar o alinhamento ao centro como o mais adequado mas, em regra, a melhor opção para o alinhamento de um diapositivo é à esquerda. Isto porque 1) Está de acordo com o sentido de leitura ocidental (da esquerda para a direita e de cima para baixo); 2) Proporciona um maior conforto visual ao participante pois o início do texto do título está sempre na mesma posição. 
O título do diapositivo "Mito ou Realidade" está alinhado à esquerda, de acordo com a regra enunciada. Neste caso, é a opção indicada.
Existem, no entanto, algumas exceções que decorrem da especificidade de algumas apresentações ou do propósito de alguns diapositivos. Vejam-se alguns exemplos relativos: (1) ao título da apresentação; (2) a diapositivos com imagens, vídeos, tabelas, gráficos, esquemas que estejam centrados; (3) a diapositivos que funcionem como separadores; ou (4) diapositivos com palavras-chave.

(1) 
(2)


(3) 

(4) 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Apresentações Que Falam Por Si no Top Vendas da Lidel

Que grande alegria... Pela 2ª vez desde que foi publicado em Novembro de 2011, o livro Apresentações Que Falam Por Si aparece no Top 5+ da Lidel.
Se é alguém que gosta da 1ª Edição... esteja atento porque a continuar assim :-)

Revista Pessoal recomenda Apresentações Que Falam Por Si