quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Efeito de Audiência, Golf e Chimpanzés...

O efeito de audiência é definido, segundo o Dicionário de Psicologia de 2001, como o efeito que espectadores passivos têm em quem desempenha uma tarefa individual. Dependendo da natureza da tarefa, o efeito no desempenho pode ser positivo ou negativo.
A forma como reagimos ao facto de sermos foco de atenção social está diretamente e estreitamente relacionado com o valor que atribuímos à situação. Este significado é o resultado de experiências prévias, de heranças genéticas, em resumo, da nossa personalidade (Tim Grant e Kevindra Dajee, 2002; Liad Uziel, 2006).

Num estudo efetuado no golf, verificou-se que, em média, os jogadores que realizaram as jogadas sem audiência se aproximaram mais 4,4 cm dos buracos (hole) do que os que estavam a ser observados (Shelley-Tremblay, Shugrue e Line, 2006). Uma vez que os jogadores estavam a ser sujeitos a um eletroencefalograma, estes autores conseguiram perceber que a banda beta (beta 1 e beta 2) se mostrou sensível à presença da audiência. Além disso, em presença da audiência, verificou-se uma assimetria hemisférica, na referida banda beta, mostrando uma maior atividade cerebral no hemisfério esquerdo do que no direito (ver também Saarela, 2000).

O efeito de audiência também noutras espécies animais...
Em casos de agressões severas, e não em agressões leves, a estrutura acústica dos gritos dos chimpanzés difere significativamente caso exista, na audiência, um indivíduo de hierarquia igual ou superior. (Slocombe e Zuberbühler, 2007)
Mais efeitos em breve…

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